terça-feira, julho 22, 2008

No meu tempo é que era bom!..

... ou Farto de revivalismos!

Mandaram-me ontem um e-mail intitulado "Como tudo muda em 30 anos", que consiste numa série de situações e dos resultados das mesmas em 1978 e em 2008 para mostrar como a sociedade de hoje é milhões de vezes pior que a daquela altura..
Tenho que comentar que eu, que sou um revivalista nalgumas coisas (como a música, cinema, e uma ou outra coisa de diferentes épocas passadas), olhei há minutos para o mail antes de o abrir e pensei "Outro destes não!". Estamos cada vez mais revivalistas!!! E o mais esquisito é que quem é assim talvez se esqueça, que tem de viver com o que esta sociedade é hoje Sim, mas que não tem de se cingir a isso.
Sim, o Vitinho era panascão, mas menos que os Patinhos - sou o primeiro a dizê-lo. Sim, o Indiana Jones era um filme com uma história do catano, emoção, e tudo o mais à mistura, e não uma coisa mal engendrada saída não sei de onde, como é este último. Sim, fazia-se mais com menos. E Sim, nalgumas coisas era uma época "superior" à de hoje: com "n" coisas que as pessoas se lembram e pensam como seria bom voltar a ter isso para os filhos, sobrinhos, afilhados ou outras coisas que tais.
Para mim a questão é: aproveitar aquilo que nos dão hoje e que trazemos daqueles tempos (eu só trago de 1985/6 para a frente porque não me lembro de grande coisa antes dos meus dos 3/4 anos..) e fazer o melhor que podemos. Tenho mais que um casal amigo que sei que vai educar os filhos tão bem quanto possível (de formas diferentes) com o que a sociedade lhes oferece hoje! É possível! Não depende só deles, claro, mas em boa parte depende deles e é isso que interessa.
- O desabafo dum gajo já muito farto de ver o pessoal a viver no passado.. até porque se costuma dizer:
Para a frente é que é caminho!