sábado, março 29, 2008

ALLgarve - A Origem?!

O conceito mais que estúpido que é a criação da palavra ALLgarve foi uma coisa que sempre abominei desde o primeirissimo dia em que tomei conhecimento do mesmo. E a origem foi algo que sempre me intrigou. Quem foi o "crânio" que se lembrou disso e porquê?!...
ALLgarve quase completamente esquecido, porque felizmente não tem sido falado na comunicação social, penso que descobri há muito pouco tempo de onde vem o conceito de meter uma palavra inglesa no nome de uma cidade portuguesa. Bastou passar um autocarro por mim e eu pensar "FUN?! Querem lá ver que no Funchal há autocarros que nos levam directamente à ramboiada?!" e reparar milésimos depois que, do outro lado da placa que indica a direcção do autocarro, estava CHAL.
O Divertimento do Chal não será propriamente melhor que Todos do Garve, continua a ser uma coisa imbecil!, mas ao menos não teve de se adulterar o nome da terra. Não teve de se acrescentar nada porque o Divertimento já lá estava, mais na pronúncia dos camones que outra coisa, mas já lá estava. - Eu confirmo que ainda está! - Ora, é verdade que os camones também dizem Allgarvay, pelo menos desde que me lembro de mim como gente, e que por isso só se acrescentou mesmo um L à forma escrita. Mas ainda assim continua a ser ligeiramente pior.
Digo ligeiramente porque, a meu ver, são os dois de uma extrema imbecilidade! É Algarve e Funchal, raros serão os ingleses que venham a conseguir dizer isso correctamente e é certo que tem que se estimular o turismo, mas não é com conceitos destes que não lembram ao menino Jesus! - Quer dizer.. a não ser que a autoria seja d'Ele!

P.S: Se houver alguém que leia isto que me desculpe o testamento, mas há momentos em que um gajo se deixa levar e os textos saem naturalmente.
P.S. 2: Mensage para quem tenha lido isto por completo: Não há mais nada que fazer na vida se não ler testamentos destes de pessoal que não tem mais nada que fazer na vida?! =P