domingo, novembro 26, 2006

Inocência?!

Inocência é uma das coisas que considero mais raras de encontrar num adulto. No outro dia deparei-me com um dos últimos representantes desta espécie quando andava de comboio. Não consegui deixar de ouvir a conversa de um rapaz e rapariga sobre religião que estavam sentados ao meu lado. O que não achei comum é o rapaz, dos seus 20s, estar espantado com uma ou outra "atrocidade" cometidas em certas igrejas, que a rapariga ou a sua família tinham visto.
As atrocidades relatadas são coisas normalissimas para muitos, como pagar pelas rezas que são feitas pela alma de um falecido. Não é que eu seja grande conhecedor das práticas católicas, mas penso que qualquer pessoa tem mais noção da realidade que isto. O rapaz estava francamente afectado com o que ela dizia. Perguntou algumas vezes a mesma coisa, reformulando para ver se estava mesmo a perceber bem.
Um pouco mais de informação e lá se foi um pouco da inocência deste rapazito - tanto e tanto que aprender, meu jovezito! Já agora: inocência e ignorância andam sempre de mãos dadas?! Fica a questão